Foto: Arquivo pessoal.
Já imaginou viajar para o exterior só com seu documento brasileiro? Considerando que a taxa de emissão do passaporte está em quase R$260, isso já diminuiria bem os custos de viagem…
Felizmente, nove países da América do Sul permitem a nossa entrada só com a Carteira de Identidade (RG). Conheça quais são esses destinos!
Navegue pelo post:
Viaje pela América do Sul só com o RG!
Atualmente, o RG brasileiro nos dá passagem liberada em nove países sul-americanos. Mas atenção: não são todos os países da América do Sul, apenas aqueles pertencentes ao Mercosul.

Criado em 1991, o Mercado Comum do Sul (Mercosul) busca, como o próprio nome diz, criar um mercado comum entre o Brasil e nossos hermanos do sul. Uma série de medidas foram tomadas para tal:
- Diminuição de impostos na circulação de mercadorias por entre os países membros;
- Adoção de impostos e políticas comerciais comuns por entre os Estados membros, na hora de comercializar com países externos ao bloco;
- Compromisso dos Estados membros de harmonizar as suas legislações, ou seja, adotar leis semelhantes entre si.
Além da integração dos mercados, o Mercosul também visa uma maior interação dos povos sul-americanos. Sendo assim, desde a sua criação, brasileiros podem visitar os outros países membros sem a necessidade de um passaporte, sendo aceitos nas alfândegas apenas com a Carteira de Identidade (RG) expedida no Brasil.
Mas vale lembrar que a regra vale apenas para viagens a turismo. Se você pretende visitar algum destes países a fim de estudos, negócios ou moradia permanente, o passaporte continua obrigatório.
Que países aceitam turistas brasileiros só com o RG?
- Argentina
- Bolívia
- Chile
- Colômbia
- Equador
- Paraguai
- Peru
- Uruguai
- Venezuela*
*Atualmente, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) desaconselha a ida de brasileiros para a Venezuela.
O alerta ocorreu em 2018, após a morte de um turista amazonense na Ilha de Margarita, no Caribe venezuelano. Amaury Castro da Silva foi baleado após sofrer um assalto, e desde então, o Itamaraty solicita que evitemos viagens não-essenciais ao país.
Pode viajar com a CNH?
Em território brasileiro, a Carteira Nacional de Habilitação serve como documento de identificação. Mas e no exterior? Dá pra viajar pelo Mercosul usando a CNH?
A resposta é não, não dá! CNH, carteirinha de médico, da OAB, certidão de nascimento… Nenhuma delas pode ser utilizada para viajar, nem pela América do Sul. Só o RG, mesmo.
Além do mais, é preciso que a sua Identidade esteja em bom estado de conservação, com uma fotografia que mostre bem se tratar de você.
Por lei, o RG não tem prazo de validade. Ainda assim, o Governo brasileiro informa que companhias aéreas (assim como bancos e cartórios) têm o direito de não aceitar RGs emitidos há mais de dez anos, como forma de evitar fraudes do documento. Se o agente da companhia tiver dúvidas com relação à sua foto, ao estado de conservação ou data de emissão do RG, ele pode recusar o documento.
Se a sua Identidade estiver caindo aos pedaços, ou se a sua aparência tiver mudado demais nos últimos dez anos (a ponto de sua foto estar irreconhecível), vale a pena solicitar outro documento antes de embarcar. Para saber como emitir uma nova via, acesse o site da Polícia Civil do seu estado.
E fora do Mercosul?
Caso o seu destino dos sonhos não faça parte do Mercosul, não tem jeito: é preciso viajar com o passaporte. Mesmo Guiana e Suriname, que também estão na América do Sul mas não são membros plenos do Mercado Comum, exigem o documento.
Mas não se preocupe, o processo para fazer (ou renovar) um passaporte é bem simples. Dá uma lida no meu artigo e saiba como solicitar o seu!



Deixe um comentário